quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Boas festas e boas vibrações musicais!

A família Bumba Records dá uma pausa nos trabalhos para as festas de fim de ano e deseja felicidades e sucesso para todos os parceiros no ano que está por vir.

Sabemos que o ano será cheio de trabalho e nós estamos nos preparando para isso (veja mais clicando aqui). De certo faremos nossa parte com o maior prazer, ajudando a música piauiense a alcançar o sucesso que merece!

Boas festas, saúde e sucesso a todos!

Márcio Menezes - Presidente do Bumba Records
Mike Soares - Produtor e Engenheiro de Música do Bumba Records
Pecê Lopes - Assessor de Imprensa do Bumba Records

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Peripécias do mercado da música


Passando pelo Blog de Pena Schmidt vimos um texto interessante sobre o mercado da música. Pena é da ABMI e produtor de grande experiência. Leia o texto e deixe sua opinião sobre o que ele disse no espaço para comentário logo abaixo do texto. 

Reembaralhando as mesmas cartas

Pena... qual a vantagem hoje de se ter e de se estar numa pequena gravadora (antes chamada de indie)??? (Márcia Tosta Dias)
Pequena ou grande?

As grandes tem lugar para muito poucos, algumas dezenas de artistas no total, portanto nada significativas como escolha ou opção, e no fundo, saíram do ramo, são donas de direitos.

A pequena, que é independente exatamente por não ser do bloco das grandes multinacionais globais é uma Pequena ou Média Empresa, geralmente dirigida pelo dono e alguns sócios, geralmente é um corolário de algum outro negócio – um estúdio de gravação, uma produtora, um agente de artistas, uma casa noturna etc. Como todas as PMEs, não tem capital de giro, conta com recursos geralmente compartilhados entre outras atividades – horas no estúdio, p.ex. – e quando é uma PME da Música, é movida a entusiasmo, paixão e um otimismo de longo prazo, já que dificilmente as contas fecham em cada produto, disco ou projeto. Alguns acertos justificam a perseverança, o investimento é fruto de lucro em outras atividades e o resultado não se pode chamar de “industrial”, com um fluxo irregular e incerto de produtos e receitas.

Ainda assim, do ponto de vista do artista, é melhor estar associado a um parceiro que divida a carga de trabalho, mesmo que não seja 100% dedicado ou tão profissional quanto deveria.

Em 2008, a discussão talvez seja qual o melhor parceiro que um artista precisa: uma gravadora ou um agente.

O mercado periclitante da música gravada aponta para a perda de importância da gravadora. O disco, como obra, preserva seu valor como objeto artístico, é representativo como portfólio do artista, é um bom indexador, ajuda o artista a se inserir na produção musical, no meio artístico. O disco não morre tão cedo. Mas como mercadoria, para os novos, para os iniciantes, é apenas um souvenir para ser vendido no fim do show, deveria até ser grátis, como um anúncio ambulante do espetáculo do artista.

Uma gravadora pequena, mesmo que não seja eficiente como vendedora de discos, pode ser competente como produtora, pode trazer qualidade de gravação, um olhar exterior que ajuda o artista a focar no seu melhor talento, pode acrescentar um rol de colaboradores, os artistas gráficos, os webdesigners, a assessoria de imprensa, advogados e outros que somam esforços e profissionalizam o trabalho do artista músico.

Mesmo que seja apenas esta soma de mais uns bem intencionados sem recursos, mas coordenados sob o CNPJ de uma PME, já é um bom negócio por legalizar o artista, que sem gravadora é apenas um artesão, a não ser que se transforme ele mesmo num dono de negócio. E quem quer ter um negócio destes apenas para mostrar a própria obra? Se for um bom negociante, vai cuidar de ser seu próprio agente, que é melhor negócio.

Pequenas gravadoras conseguem abrigar artistas e gerar produtos artísticos, sim.

Mas dificilmente geram receita para o artista. Vale lembrar que isto é uma regra que vem desde sempre. Gravadoras não dão dinheiro para o artista, nunca deram, quando havia mercado, elas ficavam com a maior parte do dinheiro. O artista, quando vendia bem seus discos, tinha a contrapartida da popularidade, que podia gerar reputação, um valor que é próprio do artista. Tudo isto se reflete num espetáculo mais requisitado e, portanto, mais bem pago, onde, ai sim, o artista ganha seu dinheiro dividindo apenas com seu agente.

Ainda por cima, gravadoras são um assunto que vai se relativizando nesta época de espaços na internet onde o artista publica sua obra gravada em casa, cria seu visual usando ferramentas pessoais, câmeras, celulares, PCs e mais ainda se insere em comunidades, projeta seu perfil, exibe sua atitude perante a vida e a arte, cria um discurso tão complexo e envolvente quanto o que era criado pelos magos pop no apogeu das grandes gravadoras, não mais manifestação dos meios de massa, mas um discurso de pé do ouvido, entregue em casa na solidão. Funciona, é eficaz, carreiras estão sendo solidificadas a partir de coletivos que se aglutinam em torno de opiniões comuns sobre o mesmo artista. As páginas de orkut, os blogs, os twitters, as web rádios que repercutem e geram impulso, até extravasar na vida real, shows lotados de gente desconhecida, sucessos de internet, cada vez mais comuns.

Entra em cena o agente, é inevitável. Porque alguém precisa coordenar a logística, estabelecer preços, cobrar e receber, montar uma agenda, é complicado botar o bloco na rua. Entre uma pequena gravadora e um amigo com jeito para negócios para vender seus shows, o ideal é ter ambos. Porem, com um agente trabalhando, começa mais cedo a procura pelo público, que só existe mesmo na hora de pagar para ver o show, já que a música gravada é grátis e disponível como água, não é?

Não chega a ser um dilema, mas sem música gravada não há espetáculo? Ambos se complementam, a música gravada hoje desemboca na apresentação ao vivo e não mais na venda de cópias, de discos. A música gravada pela gravadora tem mais chances de virar boas bilheterias do que virar vendas. Localizando melhor a conversa, no Brasil não temos nem a chance da venda de música pela internet, este mercado é insignificante. A loja da Apple, iTunes, que domina 80% do mercado americano de venda pela internet, não tem planos para entrar no Brasil e nem se cogita aqui de outras receitas que poderiam ser auferidas pelas gravadoras pelo tráfego de suas músicas pela internet, como cobrar nos provedores de banda e distribuir via ECAD, tema que é assunto de Estado pelo mundo afora. Resultado? O dinheiro esta nos shows. Mais força para o agente, que um dia poderá ir buscar estes direitos e porcentagens das vendas digitais, que acontecem quase sozinhas, sem precisar de administração e logística, como no tempo das gravadoras.

Reembaralhando, ficamos assim. Um agente, que cuida da agenda e dos negócios do artista. Uma gravadora, que cada vez mais se parece com um parceiro na elaboração do produto disco, seu portfólio também para gerar outras receitas. Um artista balançando entre quem trará dindim ou prestigio. A internet como novo campo onde se desenrola o jogo. O dinheiro onde sempre esteve, no bolso do público. Terceiro sinal, começa o espetáculo. 

Pena Schmidt


Não esqueça de participar da discussão e ponha sua opinião nos comentários logo abaixo.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Validuaté mais uma vez é destaque no MUSIC NEWS!


A banda Validuaté está mesmo dando o que falar. E prometem muito mais para o ano que vem! Olha só eles mais uma vez no Music News - site referência no mercado da música no Brasil.

ValiduatéValiduaté, em boa fase, toca em Brasília e tem boas perspectivas para 2009 
Music News - 12/12/2008 - Por PC Lopes - Bumba Records

Comemorando um ano de lançamento de seu primeiro disco ("Pelos Pátios Partidos em Festa"), a Validuaté está festejando o aniversário do disco e aproveita para lançar novo repertório. E uma das festas está marcada para Brasília, no Rayuela Bistro, dia 12 de dezembro, nesta sexta-feira. O show "Piauí Sound" é uma apresentação de Bumba Records e GRV. E conta, além de Validuaté, com a participação de mais duas bandas do Piauí: Conjunto Roque Moreira e Batuque Elétrico. Serão três grupos que mostram diferentes vertentes do que a cena do Piauí vem apresentando atualmente. O novo repertório que a Validuaté vai apresentar nesses shows de comemoração já vai mostrar um pouco do que a banda está preparando para o próximo disco. "Alegria Girar" é o trabalho no qual a banda está debruçado atualmente. Eles já estão com produção adiantada no Master Studio, em Teresina, e contará com a participação de Isaac Bardavid e Lirinha (Cordel do Fogo Encantado). O Disco será lançado pelo selo Bumba Records em meados de 2009. O disco realmente promete. Pois além da banda, profissionais envolvidos, participações especiais, o estúdio do Bumba Records está trabalhando em alto nível. O Master Studio está em processo de Upgrade para um novo sistema de gravação digital que conta com Pro Tools HD2 Accel, Interface 96 I/O e o Mac Pro Two 2.8 Quad Core; que vão se somar aos periféricos valvulados e microfones de alto nível que o estúdio já trabalha.

>>Leia Mais

Veja você mesmo no site da Music News clicando aqui.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Associação de Músicos Arranjadores e Regentes - AMAR - reconhece trabalho da Bumba Records


Abaixo você confere a carta enviada pela Associação de Músicos Arranjadores e Regentes - AMAR - reconhecendo o trabalho da Bumba Records em prol dos direitos autorais e regulamentação dos fonogramas. Ato que enche o Bumba Records de orgulho e honra! 

[ clique na imagem para ampliar e ler ]




quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Master Studio-Bumba Records anuncia Up-Grade para 2009


O ano de 2009 promete muito mais tecnologia e profissionalismo na produção fonográfica no Piauí. O Master Studio-Bumba Records anuncia para a segunda quinzena de janeiro de 2009 um Up-Grade no seu sistema de gravação digital e mais investimentos no tratamento acústico de suas salas.

A aquisição do Sistema Pro Tools HD2 Accel, Interface 96 I/O e o Mac Pro Two 2.8 Quad Core colocará a disposição de seus clientes, o melhor sistema de gravação digital da atualidade. "Estamos importando através da Quanta Av-Pro, representante autorizada da Digidesign no Brasil, esse sistema Pro Tools HD2. E agora podemos dizer que iremos gravar, mixar e masterizar, realmente, com um Sistema Pro Tools de verdade", diz o presidente do Master Studio-Bumba Records, Márcio Menezes.

"Com esse sistema vou poder trabalhar com mais agilidade e precisão. Sem falar no alto poder de mixagem e na qualidade dos novos conversores. Somando isso aos pre-amps valvulados e set de microfones que já tínhamos, nosso estúdio não ficará devendo a nenhum estúdio gringo. Além da reforma na parte acústica, que também trará uma melhoria significativa na captação do áudio, no trabalho de mixagem e masterização", finaliza o engenheiro de música do Master Studio-Bumba Records, Mike Soares. 

[ foto: Mike Soares no Master Studio | clique nas imagens para ampliar]

Veja abaixo imagens dos equipamentos de ponta que estarão disponíveis:


[ Sistema Pro Tools HD2 Accel ]



[ Interface 96 I/O ]



[ Mac Pro Two 2.8 Quad Core ]


Roraima comandará confraternização de artistas


Com o show "Roraima Entre Amigos", o cantor Roraima promoverá um grande encontro da arte e cultura piauiense. 

Essa festa acontece no próximo dia 26, após o Natal, na casa de shows "Bossa Nova". 

Com tom de confraternização entre artistas e público, o evento contará com muita música, humor e poesia. Vários artistas marcarão presença.

E fiquem ligados aqui e no BLOG do Roraima, mais novidades em breve!

[ clique na imagem para ampliar ]


segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Validuaté em Brasília!


Como já dissemos aqui, a Feira da Música Piauí Maranhão serviu para que o Bumba Records estreitasse parcerias importantes. E os resultados disso continuam a aparecer. Desta vez, o Bumba agendou um show da banda Validuaté em Brasília, junto com Conjunto Roque Moreira e Batuque Elétrico. Eles tocam dia 12 de dezembro no Rayuela.

É importante ressaltar que essa apresentação acontecerá com a parceria entre Bumba Records e GRV, do competente produtor Gustavo Vasconcellos. Ele é o responsável pelo maior evento de música independente do país: FMi - Feira Internacional da Música Independente de Brasília. 

Abaixo você cofere o cartaz desse show:



quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Validuaté lança novo show e apresenta novidades


A banda Validuaté tem vários motivos para comemorar. Primeiro, eles estão comemorando um ano do disco de estréia, “Pelos Pátios Partidos em Festa”. Segundo, comemoram a boa fase: bons shows, reconhecimento do público, contrato com o Bumba Records e shows que farão ainda esse ano em Brasília, dia 12 de dezembro no Rayuela, e no réveillon de Canoa Quebrada-CE. Terceiro, eles já estão com a produção do segundo disco, “Alegria Girar”, bem adiantada. Por esse motivo eles farão um show especial no Espaço Cultural Raízes.

Nesse show, a banda vai apresentar um novo repertório com músicas que estão sendo gravadas para o novo disco. E as novidades não param por aí. A banda está adicionando novas sonoridades no show, com novos instrumentos, como: viola caipira e escaleta. E o humor, sempre presente nas apresentações do grupo, vai continuar. “Continuaremos brincando pelos pátios e agora fazendo toda a alegria girar”, disse o vocalista do grupo, Zé Quaresma. “Estamos muito ansiosos para mostrar as novas canções, como a ‘Lenda do Peixe Francês’ e ‘Hermeto e Gullar’ pra vocês”, diz Quaresma.

Essa apresentação se mostra realmente especial. Então, vale anotar. O show será dia 6, sábado, às 22h00. E ainda, de quebra, contará com a participação especial do Conjunto Roque Moreira. Lá também serão vendidos CDs e camisetas a preços promocionais. 

[ clique nas imagens para ampliar | acima a banda Validuaté e abaixo o cartaz do show ]

Presidente do Bumba Records, Márcio Menezes, esteve em Brasília para divulgar a música piauiense


Recentemente o presidente do Bumba Records, Márcio Menezes, foi à Brasília para divulgar seu mais novo trabalho solo ("Serra das Confusões"). Lá ele aproveitou, em entrevista na Rádio Senado, para falar das novidades do Master Studio/Bumba Records e dos artistas do Piauí. 

Para conferir o bate-papo que rolou no Programa Escala Brasileira basta clicar nos links abaixo:

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Validuaté continua a produção de seu novo disco: "Alegria Girar"


A banda piauiense Validuaté está dentro do estúdio produzindo seu segundo disco de carreira. Depois do bem recebido "Pelos Pátios Partidos em Festa", a banda produz o "Alegria Girar". O novo álbum deve estar disponível em março de 2009. Abaixo você vê fotos do grupo com o pessoal do Master Studio/Bumba Records (clique nas imagens para ampliar).