quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Público aprova criação da Rede Música Piauí


O Piauí deu um grande passo na produção musical do estado com o lançamento da Rede Música Piauí, que aconteceu nesta quarta-feira e reuniu pessoas ligadas direto ou indiretamente a essa cadeia produtiva.

Realizada no prédio da FIEPI na noite de ontem, a primeira plenária contou com uma palestra online com o doutor Jorge Mello, advogado especializado em direito autoral. Dowload na internet dentre outros temas ligados a tecnologia foram debatidos, além de soluções para controlar a divulgação de obras fonográficas na web.

Após a palestra, o presidente da Bumba Records, produtor Márcio Menezes, fez algumas considerações sobre o tema e levantou a idéia central da criação da RMP@independente. Ele falou da experiência de participar da Feira da Música de Fortaleza, onde, representando o Piauí integrou o Fórum Nacional da Música. Ele relatou a importância do nosso estado entrar com mais representatividade em eventos de tamanha importância para os negócios da música.



Por fim, foi aberta uma discussão entre advogados, jornalistas, produtores e empresários ali presentes sobre os assuntos levantados na reunião. A Rede Música Piauí na internet, hoje com 178 membros ativos, foi apresentada por Mike Soares, que ressaltou a importância de usar essas ferramentas para tratar de nossos interesses em comum.

O lançamento da RMP@independete foi apenas o primeiro passo de um trabalho gradual e participativo. O fórum idealizado por Márcio Menezes é para ser tomado pelo povo, agentes participantes que tem em mãos o poder de transformar o cenário musical do Piauí.

A Rede Música Piauí espera multiplicar o número de participantes, aumentando assim essa corrente em prol da música. A próxima reunião deve ser em setembro, com data e local ainda a serem definidos.




Lançamento da Rede Música Piauí

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Rede Música Piauí é formatada na Feira da Música

Representantes do Fórum Nacional da Música - Sindmusi/RJ



A Feira da Música de Fortaleza trouxe boas notícias para os negócios da música piauiense. A Rede Música Piauí, antes mesmo de realizar a sua primeira reunião, já fez parcerias com outros fóruns de música independente como a A Rede Rio Música, e o projeto da Funarte, Rede Música Brasil, estando agora dentro do fórum nacional da música.

Márcio Menezes na Rodada de Negócios com a empresa Nokia

O Bumba Records participou do GT de Legislação e Comunicação promovido pela Funarte. Além disso, aproveitou para fazer muitos contatos importantes, com idealizadores das Redes de Música, gerentes de música, produtores de todo o mundo e empresários da música, dentro da Rodada de Negócios. Sindmusi, Arpub, Quanta Musica, Minc, Abrafim, iMusica, são alguns dos destaques. A banda Validuaté, representada pelo Bumba Records, fechou parceria com a Terra Sonora, Nokia e Claro, empresas que investem na venda fonográfica através de aparelhos celulares e/ou internet. A banda foi ainda convidada para participar do FUI - Festival da União do Ibiapaba (CE) – e do projeto Sesc Amazônia das Artes.

Validuaté em apresentação no Órbita

Para o presidente do Bumba Records, produtor Márcio Menezes, muito das idéias formatadas nas reuniões e contatos possibilitados pela Feira da Música serão fundamentais para a consolidação da Rede Música Piauí. A partir de agora, a produção musical do Piauí terá mais representatividade dentro de eventos como esses. “Se conseguirmos lançar a RMP com sucesso dentro do nosso estado, em pouco tempo estaremos participando de eventos e projetos nacionais e internacionais como fórum independente e crítico, lutando por uma boa circulação, legislação e comunicação”, acredita o produtor.

Produtora da Feira, Ivan Ferraro, e Márcio Menezes

A Rede Música Piauí será lançada nesta quarta-feira (26), às 18h no auditório da FIEP- Federação da Indústria e Comércio do Piauí. A idéia é começar a ampliar o debate sobre a produção e distribuição da música produzida no Piauí. E, Márcio Menezes esclarece: “Não é um projeto feito pelo Bumba Records. Foi idealizado por mim para ser tomado pelo povo. É uma maneira de integrar o nosso estado nesse macro sistema que já foi lançado no Brasil.”. A RMP vem para trazer representatividade do nosso estado na produção de música nacional. “É triste perceber que o Piauí, com toda sua história e tradição musical, só participe de projetos montados pelos gestores públicos. A RMP vem para mudar isso.”, conclui Márcio Menezes.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Rede Música Piaui será lançada este mês em Teresina

Acreditando na potencialidade musical do Piauí, a Bumba Records prepara ainda para este mês a primeira reunião de lançamento da Rede Música Piauí_RMP@independente, com o objetivo de aproximar os agentes da música piauiense, para propor idéias e soluções criativas sobre a produção musical de todo o estado.

A iniciativa é da gravadora, mas a rede é de todos. Poderão participar da rede qualquer pessoa que faça parte direta ou indiretamente do cenário musical do estado, independente da localidade. Músicos, produtores, bandas, selos, estúdios, empresários, publicitários, jornalistas, DJs, documentaristas, fotógrafos, advogados, profissionais do broadcasting (rádio/TV), e todos aqueles que se proponham a contribuir com experiências, idéias e propostas. O importante é participar e estimular os negócios dessa cadeia produtiva.

A idéia para isso é realizar ciclo de palestras com profissionais atuantes da cena local, como também de outros estados onde a cena independente é forte e estruturada. A RMP@independente contará ainda com a realização de workshops, shows de música, turnês, participação em feiras de música, fóruns e redes sociais, com o intuito de estreitar essa rede pelo independente em nosso estado com os estados vizinhos.

A Rede Música Piauí_RMP@independente será lançada dia 26 de agosto. Em breve, mais informações sobre local e programação. Aguarde!

Clique AQUI para participar da RMP!

Bumba Records e Validuaté na Feira da Música de Fortaleza

O Bumba Records e a banda Validuaté estão de malas prontas e o destino é Fortaleza, cidade que entre os dias 19 e 22 de agosto, será palco da Feira da Música 2009.

Para o selo, o evento é uma grande oportunidade de expor seu trabalho e idéias, fazendo novos contatos e divulgando a música produzida no Piauí. Enquanto a banda Validuaté participa da Mostra da Música Independente ao lado de bandas de todo o país, Márcio Menezes, presidente do Master Studio/Bumba Records, irá participar de painéis sobre diversos temas, encontros internacionais da música, além, é claro, da rodada de negócios. Tudo isso dentro da programação da Feira.

A banda Validuaté, além de apresentar seu novo show “Alegria Girar” no Espaço Cultural BNB, participará também do painel “Comprador e Imagem”, onde, junto com o Bumba Records, discutirão a venda de shows e do trabalho fonográfico da banda á empresas estrangeiras.

Encerrando por lá as atividades, a banda ainda tem um show agendado na boate Órbita na noite do dia 22.

Confira os painéis e encontros dos quais o Bumba Records e Validuaté participarão:

PAINÉIS:

14h – Painel 2: Tecnologia e Indústrias Criativas
Expositores:
NOKIA: Adrian Harley (SP) e Cleiton Campos (SP)
TERRA SONORA: Beni Goldenberg (SP)
IMUSICA: Felippe Llerena (RJ)
Local: Auditório do Sebrae/CE
Data: 20/08

14h – Painel 4: Comprador & Imagem
Expositores:
Adam Lewis: Planetary Group (USA)
Miguel Ivery – Gravadora Afro:Baile Records (USA)
Max de Tomassi – Rai (ITA)
Mediador: David McLoughlin
Organização: Célia Gillio
Local: Auditório do Sebrae/CE
Data: 22/08

ENCONTROS:

Das 09h30min às 12h30min – FUNARTE/ Grupo de Trabalho (01): Produção – Construindo a Rede Música Brasil
Local: Sala 5